Layout do blog

GERAÇÕES COMPORTAMENTAIS // baby boomer, X, Y, Z e alpha

Rodrigo Simões • jun. 22, 2021

A compreensão das características geracionais é fundamental para que se possa desenvolver ações de marketing eficazes. No entanto, para isso, os gestores precisam acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor.


Com isso em mente, desenvolvemos um conteúdo para apresentar as gerações existentes e as principais características de cada uma. Não deixe de conferir esse conteúdo quando surgir alguma dúvida! Ter conhecimento do seu público é essencial para que sua empresa cresça de forma saudável e segura.


Cada geração se refere a pessoas nascidas dentro de uma certa faixa etária ou período temporal.

Para o marketing atual, existem, basicamente, cinco gerações:



BABY BOOMERS (1946-1964)


Nascidos pós 2ºGM, representam um súbito aumento de natalidade. Foi a primeira geração que cresceu em frente à TV. É a geração do rock’n roll! No Brasil, viveram a juventude plena presenciando o movimento Tropicália.


Os Baby Boomers concentram hoje grande parte da riqueza mundial. Esse grupo costuma ser disciplinado, idealista, prioriza a estabilidade e tem senso de coletivo.


As marcas precisam enxergar o envelhecimento como uma oportunidade, ampliando sua compreensão sobre inclusão e abandonando os estereótipos. Entre 2012 e 2019, o uso de ferramentas tecnológicas por esse grupo disparou 59%, e esse uso só se intensificou durante o período de isolamento.


O Facebook é a ferramenta preferida desse grupo para se manter conectado a familiares e amigos, permitindo também reencontrar velhos conhecidos.



GERAÇÃO X (1965-1978)


Pais da geração Z, passaram por rupturas significativas da influência hippie ao golpe militar no Brasil. Estão em seu auge profissional e gastam mais do que os millennials mas apesar disso, são conhecidos como a geração esquecida.


Foi a geração que passou a defender o equilíbrio entre vida e trabalho, e hoje, estão combatendo as conotações negativas do envelhecimento.


Atarefada e hiperfocada na família, essa geração também busca jeitos rápidos de relaxar e exercer o autocuidado.


Munida de autoconfiança e resiliência, a geração X enfrenta os desafios com criatividade e jogo de cintura.


Eles cresceram na época em que existia apenas o varejo físico, logo as experiências vivenciadas na vida real são fundamentais para cativar a fidelidade deles.



GERAÇÃO Y (1979-1993)


Conhecidos como millennials, se desenvolveram numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. A Geração Y prioriza experiências em vez de objetos e viagens e flexibilidade em vez da rotina.


Eles colheram os frutos oferecidos pela conectividade, como a criação de comunidades e o desenvolvimento de novas amizades, mas sofrem para lidar com o bem-estar digital.


Ficar em casa é a nova forma de sair dos millennials, o que causou o boom da economia doméstica.


Os millennials se acostumaram rapidamente às tecnologias e mídias sociais. Em busca de eficiência, esse grupo adotou novas ferramentas que trouxeram agilidade a áreas como bancos, transporte, relacionamentos, compras e alimentação.



GERAÇÃO Z (1994-2009)


A GenZ representa um tsunami populacional: pessoas com menos de 25 anos representam 41% da população mundial.

Nos próximos cinco anos esse grupo deve atingir a maturidade financeira, aumentando seu poder de compra.


Fiel aos seu valores, não à marcas, a Geração Z espera que as empresas adotem uma estratégia proativa em relação à desigualdade social e à sustentabilidade. Esse grupo lida bem com temas como neurodiversidade, decolonialidade e fluidez de gênero.


A instabilidade econômica ligada a um senso crescente de consciência de consumo incentiva uma postura frugal da Geração Z em relação ao dinheiro: eles têm medo de contrair dívidas e esperam sempre receber o máximo de uma marca pagando o mínimo possível.



GERAÇÃO ALPHA (2010-2024)


A caminho de ser um grande grupo de consumo, a McCrindle prevê que até 2025 os Alphas serão 2 bilhões de pessoas.


Aprendem a usar a tecnologia antes de aprender a usar o banheiro - mais de 30% das crianças brincam primeiro com um dispositivo móvel enquanto ainda estão de fraldas.


Suas experiências de aprendizagem serão multidisciplinares e interativas e abordarão temas que vão de sustentabilidade 

à equidade social. Segunda geração nascida em um meio digital, este grupo demográfico quebra barreiras entre a realidade física e virtual. 


A capacidade de se adaptar e prosperar em um mundo em rápida mudança será uma competência fundamental 

para Alphas.




Conhecer as principais características de cada geração é essencial para a formulação de ações de marketing eficazes.

Agora que você sabe disso, fique ligado!


Ficou com alguma dúvida? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco!


Por Madu Hoffmann 03 abr., 2022
Os desfiles de outono inverno, fall winter 2022, das semanas de moda equilibraram sensualidade e luxo com praticidade e versatilidade. Os designers continuaram a explorar as décadas dos anos 90 e 2000 trazendo um ar nostálgico e otimista. Apontando um desejo por socializar e comemorar eventos que foram adiados, vemos muitos itens para 'sair' e uma ênfase na individualidade com visuais autênticos e marcantes.
Por Madu Hoffmann 24 mar., 2022
De 11 a 20 de março ocorreu em Austin, no Texas, o South by Southwest . O evento foi em formato híbrido e abordou temas como inovação em mídia, tecnologia, comportamento, música e consumo em palestras, workshops e apresentações, além de trazer performances e shows na programação.
Por Madu Hoffmann 16 fev., 2022
Entenda por que os consumidores jovens e nativos digitais estão se voltando para a cultura e experiências de tempos passados.
Por Madu Hoffmann 08 dez., 2021
O mercado de bem-estar sexual valia US $39 bilhões em 2017, segundo a Stratistics Market Research Consulting, e está previsto que valha US $ 125 bilhões em 20 26, segundo a Business Wire, se tornando uma das principais categorias do varejo.
11 nov., 2021
Nesse post você encontra considerações sobre o movimento faça-você-mesmo e estratégias para ter sucesso neste ramo em ascensão.
Por Madu Hoffmann 05 nov., 2021
A experiência digital mais humanizada ajuda a garantir a fidelização do seu público-alvo.
Por Madu Hoffmann 03 nov., 2021
Desacelerar a frequência da sua marca nas redes pode ser uma estratégia inteligente, entenda o porquê.
Por Madu Hoffmann 29 ago., 2021
Conheça as tendências de comportamento que vão influenciar o mercado imobiliário.
Por Rodrigo Simões 29 jun., 2021
O place branding trabalha cidades como marcas, explorando seus potenciais e sua identidade. Saiba mais sobre!
Share by: