Nesse post você encontra considerações sobre o movimento faça-você-mesmo e estratégias para ter
sucesso neste ramo em ascensão.
Durante a pandemia, consumidores se voltaram para o artesanal e DIY’s
O boom do faça-você-mesmo virou atividade terapêutica e empreendedorismo. Quem não desejou uma peça de tricô ou crochê, velas, tapeçarias, bordados, macramê e cerâmicas vendidas pelos pequenos empreendedores e criativos no Instagram? E a febre do Tie Dye? Nunca foi tão prático aprender. Online, tutoriais são ensinados no Pinterest, Reels, Tik Tok e Youtube.
Com uma sensação geral de incerteza persistente devido à pandemia, as pessoas buscam no artesanal momentos de escapismo e também uma renda extra. O manual une expressão pessoal, sustentabilidade, sensação confortante de nostalgia e valorização da ancestralidade e da economia circular. Krisha Kotak, proprietária da marca Tula + Tye que trabalha com tingimentos manuais, disse a
Wunderman Thompson Intelligence: “acho que a chave é que muitos de nós repentinamente recebemos o presente do tempo e a oportunidade de desacelerar e avaliar o que valorizamos”.
O interesse pela arte criativa, assim como a confiança recém-adquirida para assumir projetos manuais, veio pra ficar: de acordo com o Google Trends, as pesquisas globais por "projetos de artesanato para adultos” aumentaram 50% em 2020 e a Etsy, comércio eletrônico com foco nos itens feitos à mão viu um aumento de 146% nas vendas brutas de mercadorias no segundo trimestre do ano passado, junto com 12 milhões de novos compradores.
O varejo definitivamente está com seu olhar voltado ao manual: o mercado global de artes e artesanato deve chegar a US $ 50,9 bilhões até 2024, segundo o
Statista. O mercado de artesanato está recebendo investimentos externos e as marcas podem explorar artesanato e DIY, seja por meio de colaborações ou aquisições de marcas.
Tendências estratégicas apontadas pelo WGSN:
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