Layout do blog

O BOOM DOS TRABALHOS MANUAIS // a economia do DIY

nov. 11, 2021

Nesse post você encontra considerações sobre o movimento faça-você-mesmo e estratégias para ter

sucesso neste ramo em ascensão.

Durante a pandemia, consumidores se voltaram para o artesanal e DIY’s


O boom do faça-você-mesmo virou atividade terapêutica e empreendedorismo. Quem não desejou uma peça de tricô ou crochê, velas, tapeçarias, bordados, macramê e cerâmicas vendidas pelos pequenos empreendedores e criativos no Instagram? E a febre do Tie Dye? Nunca foi tão prático aprender. Online, tutoriais são ensinados no Pinterest, Reels, Tik Tok e Youtube.


Com uma sensação geral de incerteza persistente devido à pandemia, as pessoas buscam no artesanal momentos de escapismo e também uma renda extra. O manual une expressão pessoal, sustentabilidade, sensação confortante de nostalgia e valorização da ancestralidade e da economia circular. Krisha Kotak, proprietária da marca Tula + Tye que trabalha com tingimentos manuais, disse a
Wunderman Thompson Intelligence: “acho que a chave é que muitos de nós repentinamente recebemos o presente do tempo e a oportunidade de desacelerar e avaliar o que valorizamos”.


O interesse pela arte criativa, assim como a confiança recém-adquirida para assumir projetos manuais, veio pra ficar: de acordo com o Google Trends, as pesquisas globais por "projetos de artesanato para adultos” aumentaram 50% em 2020 e a Etsy, comércio eletrônico com foco nos itens feitos à mão viu um aumento de 146% nas vendas brutas de mercadorias no segundo trimestre do ano passado, junto com 12 milhões de novos compradores.


O varejo definitivamente está com seu olhar voltado ao manual: o mercado global de artes e artesanato deve chegar a US $ 50,9 bilhões até 2024, segundo o
Statista. O mercado de artesanato está recebendo investimentos externos e as marcas podem explorar artesanato e DIY, seja por meio de colaborações ou aquisições de marcas.



Tendências estratégicas apontadas pelo WGSN:


  • O TikTok está alimentando uma economia da paixão pelo artesanal e os fabricantes estão obtendo fama rapidamente. Embora o TikTok seja conhecido como plataforma da Gen-Z, é vantajoso para marcas que atendem consumidores de todas as idades utilizar a rede para engajamento. Use o aplicativo para permitir que os consumidores conheçam os bastidores da fabricação e para humanizar a sua marca.


  • O artesanato atual das redes sociais aparece como forma de iniciar conversas sobre raça, saúde mental e justiça social.


  • Conforme os produtos manuais e a estética artesanal se tornam mais populares no mercado de massa, é essencial que os varejistas trabalhem diretamente com os fabricantes para proteger técnicas, comunidades e histórias.


  • Trabalhe diretamente com comunidades de artesanato para criar parcerias de longo prazo e sempre dê o crédito a fabricantes e artistas individuais.


  • Novos formatos e estratégias: os varejistas estão ficando criativos na forma como se relacionam com artesãos, incluindo transmissão ao vivo e caixas de assinatura.





Você encontra conteúdos tendências e comportamento de consumo aqui no nosso blog e também através do Instagram @iditdesign. Segue a gente por lá!



Por Madu Hoffmann 03 abr., 2022
Os desfiles de outono inverno, fall winter 2022, das semanas de moda equilibraram sensualidade e luxo com praticidade e versatilidade. Os designers continuaram a explorar as décadas dos anos 90 e 2000 trazendo um ar nostálgico e otimista. Apontando um desejo por socializar e comemorar eventos que foram adiados, vemos muitos itens para 'sair' e uma ênfase na individualidade com visuais autênticos e marcantes.
Por Madu Hoffmann 24 mar., 2022
De 11 a 20 de março ocorreu em Austin, no Texas, o South by Southwest . O evento foi em formato híbrido e abordou temas como inovação em mídia, tecnologia, comportamento, música e consumo em palestras, workshops e apresentações, além de trazer performances e shows na programação.
Por Madu Hoffmann 16 fev., 2022
Entenda por que os consumidores jovens e nativos digitais estão se voltando para a cultura e experiências de tempos passados.
Por Madu Hoffmann 08 dez., 2021
O mercado de bem-estar sexual valia US $39 bilhões em 2017, segundo a Stratistics Market Research Consulting, e está previsto que valha US $ 125 bilhões em 20 26, segundo a Business Wire, se tornando uma das principais categorias do varejo.
Por Madu Hoffmann 05 nov., 2021
A experiência digital mais humanizada ajuda a garantir a fidelização do seu público-alvo.
Por Madu Hoffmann 03 nov., 2021
Desacelerar a frequência da sua marca nas redes pode ser uma estratégia inteligente, entenda o porquê.
Por Madu Hoffmann 29 ago., 2021
Conheça as tendências de comportamento que vão influenciar o mercado imobiliário.
Por Rodrigo Simões 29 jun., 2021
O place branding trabalha cidades como marcas, explorando seus potenciais e sua identidade. Saiba mais sobre!
Por Rodrigo Simões 22 jun., 2021
Compreenda as gerações para desenvolver ações estratégicas alinhadas com o comportamento de consumo.
Share by: