A cidade de Austin é chamada de a Califórnia do Texas devido ao clima leve e pouco conservador comparado ao restante do estado.
As atrações estão por toda a cidade: hotéis, bares, lojas, restaurantes, calçadas, teatros e parques são ocupados pelo evento.
Keynote com Bozoma Saint John, empresária e executiva de marketing e a modelo Ashley Graham no SXSW 2022.
Crayola Beauty, da marca de suprimentos para artes Crayola.
Hotel pop up da rede de fast food Taco Bell, em Palm Springs, Califórnia.
O SXSW 2022 salientou que a tecnologia irá atuar como agente de transformação da sociedade, mas que o contraponto deverá ser a ideia do ser humano como o centro dos negócios, em uma visão empática das marcas. Equidade e diversidade permearam os discursos, assim como a sustentabilidade, chamando atenção para a crise climática.
O IDIT destaca abaixo 4 tendências interessantes apresentadas no evento:
1. Flux commerce
Fronteiras são eliminadas nessa tendência, onde há a expansão de uma marca para outra área onde não costumava atuar, obtendo receitas em novas verticais.
Tudo se refere às oportunidades comerciais, desde parcerias entre empresas até o investimento de marcas em categorias fora do core business.
Cases citados: a cadeia estadunidense Taco Bell, fast-food de comida mexicana, lançou um hotel pop up em Palm Springs temático com a identidade visual da marca, que em apenas dois minutos do lançamento, teve as suas vagas esgotadas. E a marca Crayola, conhecida pelos materiais de arte como o famoso giz de cera, se aventurou no universo da beleza com a Crayola Beauty.
2. O futuro da comida
A agricultura se tornou um tema recorrente com as pautas saudabilidade dos alimentos, segurança alimentar, proteção da natureza e minimização do desperdício.
O uso da tecnologia na otimização dos cultivos e monitoramento remoto permitem um acompanhamento minucioso da saúde das plantas, focando no máximo aproveitamento das safras.
Outra abordagem trazida é a da aplicação da inteligência de dados para otimizar o fluxo logístico e assim reduzir ao máximo custos e desperdícios. Inclusive, essa é uma das abordagens precursoras no uso do Blockchain para rastreamento de origem e qualidade dos alimentos.
3. Múltiplas personalidades no metaverso
A trend “amplified identity”, ou "individualismo amplificado”, prospecta que teremos múltiplas personalidades a depender das plataformas nas quais interagiremos.
A forma como criamos nossa identidade nesses diferentes espaços virtuais moldará a maneira como as pessoas nos veem. A depender da atividade online, se será intelectual ou mais social, por exemplo, as pessoas projetarão diferentes versões virtuais de si mesmas.
Na visão do marketing, atingir um certo público-alvo passa a se tornar ainda mais desafiador por conta da divisão acelerada de identidade do consumidor.
4.Revivalismo
Um público sobrecarregado pela tecnologia tem o desejo de voltar para um espaço seguro e conhecido, procurando por experiências simples e empáticas, que remetam a um tempo mais confiável. A tendência é da humanização do consumo e dos produtos.
Cases: No Reino Unido, um supermercado criou um caixa lento para que as pessoas possam passar suas compras com calma com um atendente humano, no método tradicional de compras, sem automatização. Já uma unidade da rede Starbucks nos EUA emprega funcionários com deficiência auditiva e foi criada uma cultura para atendimento de pessoas com as mesmas necessidades.
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