Layout do blog

NOSTALGIA ESCAPISTA DA GEN Z // oportunidade para as marcas abraçarem o passado

Madu Hoffmann • fev. 16, 2022

Entenda por que os consumidores jovens e nativos digitais estão se voltando para a cultura

e experiências de tempos passados.

  • Título do Slide

    A estética mais procurada em 2021, segundo relatório divulgado pelo Google, foi 'indie sleaze', um visual Tumblr dos anos 2007. O perfil @indiesleaze se dedica ao tema.

    Botão
  • Título do Slide

    A Gen Z resgatou fortemente os anos 2000 e as marcas abraçaram a tendência.


    1. Coleção Blumarine SS22 | 2. Retorno da Juicy Couture | 3. Paris Hilton + Boohoo, inspirada em seu estilo dos anos 2000


    Botão
  • Título do Slide

    Segundo a Dazed, para a Geração Z, que cresceu experimentando a expressão de gênero, a fluidez da estética emo tem um apelo imediato.

    Botão

Sentimentos de nostalgia são especialmente predominantes em tempos incertos e instáveis, e no caso atual, o cenário da pandemia intensificou esse movimento.

 

A palavra 'nostalgia' é definida como "uma busca sentimental ou um sentimento afetuoso do passado" e o termo fauxstalgia surge para definir o anseio por uma época que você nem sequer experienciou, em um modo de pensar que o passado foi melhor do que o que se vive no presente, em uma resposta escapista à frustração com os tempos atuais.

 

Considerando a natureza controversa das plataformas digitais populares hoje, os jovens estão ansiando por um momento em que possam se desligar das redes sociais e do Wi-Fi e usufruir de espaços da internet que ainda estão livres de competições egocêntricas, conspirações e brigas, buscando a vivência de épocas mais simples, apenas por entretenimento.

 

“Vivemos um zeitgeist da ressaca. Os posts no Instagram tem um perfume aleatório, sem filtro e um ar de ‘não sei como lidar’, ou vão para o escapismo, com a ultra produção, festa e celebração. O espírito do tempo é de cansaço e drama e a moda responde como ela consegue hoje: fuçando nos arquivos” - analisa Juliana Lopes, do IED São Paulo, em entrevista para a Elle Brasil.

 

As marcas podem usar do sentimento de nostalgia para despertar alegria. Com o fator medo de hoje , a incerteza contínua é o novo normal. Há uma oportunidade para as marcas fornecerem aos consumidores conforto, estabilidade e segurança nestes tempos turbulentos e criar uma ponte entre gerações: o público mais velho se lembrará com carinho das referências, enquanto as gerações mais novas as tratarão ironicamente com curiosidade e admiração, operando com uma mentalidade receptiva.

 


Tendências estratégicas apontadas pelo WGSN:


  • Uso de temas e referências nostálgicas: inspiração retrô pode levar os consumidores de volta às memórias de uma era mais feliz e segura.


  • De equipamentos fotográficos vintage a jogos de tabuleiro, o interesse em atividades analógicas está crescendo entre a Geração Z: aproveite o desejo por infoentretenimento analógico com experiências offline, em produtos, eventos e workshops que permitam que eles façam uma pausa em suas telas. Os jovens estão se tornando cada vez mais conscientes dos benefícios de um hiato digital.


  • Incentive a Gen Z a passar o tempo livre com seus amigos e familiares, com iniciativas e campanhas que inspirem a conexão social com o potencial de ser intergeracional.


  • Há certas épocas do ano em que os consumidores podem estar mais propensos à nostalgia, como aniversários ou época de Natal e feriados, com 85% dos entrevistados pelo WGSN concordando que os sentimentos de nostalgia são desencadeados por eventos sazonais.





Você encontra um post com mais informações e imagens sobre a tendência da nostalgia escapista da Geração Z no nosso Instagram @iditdesign. Esperamos você por lá!



Por Madu Hoffmann 03 abr., 2022
Os desfiles de outono inverno, fall winter 2022, das semanas de moda equilibraram sensualidade e luxo com praticidade e versatilidade. Os designers continuaram a explorar as décadas dos anos 90 e 2000 trazendo um ar nostálgico e otimista. Apontando um desejo por socializar e comemorar eventos que foram adiados, vemos muitos itens para 'sair' e uma ênfase na individualidade com visuais autênticos e marcantes.
Por Madu Hoffmann 24 mar., 2022
De 11 a 20 de março ocorreu em Austin, no Texas, o South by Southwest . O evento foi em formato híbrido e abordou temas como inovação em mídia, tecnologia, comportamento, música e consumo em palestras, workshops e apresentações, além de trazer performances e shows na programação.
Por Madu Hoffmann 08 dez., 2021
O mercado de bem-estar sexual valia US $39 bilhões em 2017, segundo a Stratistics Market Research Consulting, e está previsto que valha US $ 125 bilhões em 20 26, segundo a Business Wire, se tornando uma das principais categorias do varejo.
11 nov., 2021
Nesse post você encontra considerações sobre o movimento faça-você-mesmo e estratégias para ter sucesso neste ramo em ascensão.
Por Madu Hoffmann 05 nov., 2021
A experiência digital mais humanizada ajuda a garantir a fidelização do seu público-alvo.
Por Madu Hoffmann 03 nov., 2021
Desacelerar a frequência da sua marca nas redes pode ser uma estratégia inteligente, entenda o porquê.
Por Madu Hoffmann 29 ago., 2021
Conheça as tendências de comportamento que vão influenciar o mercado imobiliário.
Por Rodrigo Simões 29 jun., 2021
O place branding trabalha cidades como marcas, explorando seus potenciais e sua identidade. Saiba mais sobre!
Por Rodrigo Simões 22 jun., 2021
Compreenda as gerações para desenvolver ações estratégicas alinhadas com o comportamento de consumo.
Share by: