A estética mais procurada em 2021, segundo relatório divulgado pelo Google, foi 'indie sleaze', um visual Tumblr dos anos 2007. O perfil @indiesleaze se dedica ao tema.
A Gen Z resgatou fortemente os anos 2000 e as marcas abraçaram a tendência.
1. Coleção Blumarine SS22 | 2. Retorno da Juicy Couture | 3. Paris Hilton + Boohoo, inspirada em seu estilo dos anos 2000
Segundo a Dazed, para a Geração Z, que cresceu experimentando a expressão de gênero, a fluidez da estética emo tem um apelo imediato.
Sentimentos de nostalgia são especialmente predominantes em tempos incertos e instáveis, e no caso atual, o cenário da pandemia intensificou esse movimento.
A palavra 'nostalgia' é definida como "uma busca sentimental ou um sentimento afetuoso do passado" e o termo fauxstalgia surge para definir o anseio por uma época que você nem sequer experienciou, em um modo de pensar que o passado foi melhor do que o que se vive no presente, em uma resposta escapista à frustração com os tempos atuais.
Considerando a natureza controversa das plataformas digitais populares hoje, os jovens estão ansiando por um momento em que possam se desligar das redes sociais e do Wi-Fi e usufruir de espaços da internet que ainda estão livres de competições egocêntricas, conspirações e brigas, buscando a vivência de épocas mais simples, apenas por entretenimento.
“Vivemos um zeitgeist da ressaca. Os posts no Instagram tem um perfume aleatório, sem filtro e um ar de ‘não sei como lidar’, ou vão para o escapismo, com a ultra produção, festa e celebração. O espírito do tempo é de cansaço e drama e a moda responde como ela consegue hoje: fuçando nos arquivos” - analisa Juliana Lopes, do IED São Paulo, em entrevista para a Elle Brasil.
As marcas podem usar do sentimento de nostalgia para despertar alegria. Com o fator medo de hoje , a incerteza contínua é o novo normal. Há uma oportunidade para as marcas fornecerem aos consumidores conforto, estabilidade e segurança nestes tempos turbulentos e criar uma ponte entre gerações: o público mais velho se lembrará com carinho das referências, enquanto as gerações mais novas as tratarão ironicamente com curiosidade e admiração, operando com uma mentalidade receptiva.
Tendências estratégicas apontadas pelo WGSN:
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