Layout do blog

MÍDIAS SOCIAIS // a tendência é desacelerar

Madu Hoffmann • nov. 03, 2021

Em 2021 o brasileiro permanece conectado durante quase 7 horas diárias. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de pessoas que gastam mais tempo nas redes sociais.


As redes sociais nunca estiveram tão em evidência, e atingiram um novo patamar durante a pandemia. De acordo com o relatório The State of Social Media 2021, do Influencer Marketing Hub, uma pessoa passa, em média, 2,5 horas diárias nas redes, com índices ainda mais significativos entre os adolescentes. O reflexo disso são plataformas saturadas de informações e estímulos visuais. 


Os usuários das redes sociais estão cansados do excesso de notícias e da comunicação por meios digitais, e as narrativas de crescimento ilimitado passam a não soar tão bem como antes. Nesse momento de burnout social coletivo, desacelerar pode ser uma estratégia inteligente.


O público está interessado em espaços mais calmos e seguros e redes sociais de consumo mais lento. O conceito de
comunidade é essencial para 2021: grupos digitais mais íntimos e nichados desempenham um papel-chave na sociedade atual, oferecendo apoio e acolhimento. Nesse momento, a retenção de seguidores passa a ser mais importante do que a aquisição.

 

Usuários das redes sociais também buscam por momentos de escapismo e as marcas devem ter o propósito de gerar momentos de alegria, mostrar autenticidade e promover a criatividade.


O público acredita que as marcas são instituições confiáveis, por isso, elas têm a responsabilidade de compartilhar temas importantes com os seguidores, trazendo notícias e informações. Os usuários se interessam cada vez mais por conhecimento e educação através das plataformas digitais.


Explore ideias que permitam o seu negócio estar presente nas mídias, mas sem sobrecarregar o público. É preciso que as empresas tracem limites sobre quando e o quê postar. Reveja a sua frequência de postagens e fortaleça o conceito de comunidade.



Por Madu Hoffmann 03 abr., 2022
Os desfiles de outono inverno, fall winter 2022, das semanas de moda equilibraram sensualidade e luxo com praticidade e versatilidade. Os designers continuaram a explorar as décadas dos anos 90 e 2000 trazendo um ar nostálgico e otimista. Apontando um desejo por socializar e comemorar eventos que foram adiados, vemos muitos itens para 'sair' e uma ênfase na individualidade com visuais autênticos e marcantes.
Por Madu Hoffmann 24 mar., 2022
De 11 a 20 de março ocorreu em Austin, no Texas, o South by Southwest . O evento foi em formato híbrido e abordou temas como inovação em mídia, tecnologia, comportamento, música e consumo em palestras, workshops e apresentações, além de trazer performances e shows na programação.
Por Madu Hoffmann 16 fev., 2022
Entenda por que os consumidores jovens e nativos digitais estão se voltando para a cultura e experiências de tempos passados.
Por Madu Hoffmann 08 dez., 2021
O mercado de bem-estar sexual valia US $39 bilhões em 2017, segundo a Stratistics Market Research Consulting, e está previsto que valha US $ 125 bilhões em 20 26, segundo a Business Wire, se tornando uma das principais categorias do varejo.
11 nov., 2021
Nesse post você encontra considerações sobre o movimento faça-você-mesmo e estratégias para ter sucesso neste ramo em ascensão.
Por Madu Hoffmann 05 nov., 2021
A experiência digital mais humanizada ajuda a garantir a fidelização do seu público-alvo.
Por Madu Hoffmann 29 ago., 2021
Conheça as tendências de comportamento que vão influenciar o mercado imobiliário.
Por Rodrigo Simões 29 jun., 2021
O place branding trabalha cidades como marcas, explorando seus potenciais e sua identidade. Saiba mais sobre!
Por Rodrigo Simões 22 jun., 2021
Compreenda as gerações para desenvolver ações estratégicas alinhadas com o comportamento de consumo.
Share by: