O QUE É MARKETING DE EMOÇÕES?
Um comercial de produto é capaz de deixar o consumidor emocionado. Quem nunca viu uma cena que trouxe emoção e até fez esquecer que se tratava de uma propaganda, não é verdade? Pois bem, é o marketing das emoções. Podemos trazer os comerciais de Dia das Mães como exemplo: a maioria deles é voltado para o apelo emocional. Já reparou nisso?
Comerciais que tiram lágrimas dos expectadores, conteúdos que viralizaram nas redes sociais porque geraram empatia, histórias que são contadas e encantam o público: esses são alguns exemplos do universo de possibilidades em torno dessa prática.
De acordo com a pesquisa Harvard Business Review, os clientes emocionalmente conectados valem mais que o dobro que os clientes muito satisfeitos. Eles compram mais, demonstram menos resistência aos preços praticados e recomendam a marca.
Essa é a prova de que esse tipo de trabalho gera sim resultados e apresenta conversões em vendas, seja executado em plataformas online ou offline.
OS PILARES DO MARKETING DE EMOÇÕES
Com intuito de se diferenciar em um mercado cada vez mais saturado, as marcas devem desenvolver experiências que priorizem as conexões humanas, aprofundando a ligação emocional com os seguidores. Com os seres humanos ficando mais digitais, a tecnologia deve ser mais humanizada.
A humanização é a grande característica que lidera essas produções, projetando a ideia da marca ficar mais próxima possível do público e de suas emoções.
É interessante construir narrativas que promovam um senso de intimidade e amizade. Com os consumidores buscando cada vez mais sentido/propósito nas coisas, os valores das empresas são mais importantes do que nunca e se transformam em uma causa comum e elo de afinidade entre marca e consumidor.
É possível criar conteúdos humanizados para todos os públicos, basta compreender como seus produtos e serviços podem impactar a vida do cliente.
Insights de ações ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS:
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