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PLACE BRANDING // potencialização da identidade de um local

Rodrigo Simões • jun. 29, 2021

PLACE BRANDING: LOCALIDADES COMO MARCA

Em escala regional e global, nos deparamos com uma série de cidades e regiões com características distintas que atraem pessoas de todo o mundo, como turistas, estudantes e investidores. Esse posicionamento das cidades decorre de um método denominado "place branding" ou na versão traduzida, "marca-local". Esse conceito é super importante para o posicionamento e identidade de uma região, mas pouco conhecida no Brasil.


Você gostaria de entender melhor o conceito de place branding? Nesse post, vamos te apresentar

o essencial a respeito deste assunto. Vem conferir!



O que é place branding?


Place branding é um processo potencialização de identidades de uma localidade com objetivo de identificar as particularidades daquela região e valorizá-las através da comunicação. Esse processo se dá por meio da participação das pessoas que vivem e frequentam tal local, que pode ser um bairro, cidade, estado ou região.  Como resultado, um projeto de place branding visa melhorar a qualidade de vida das pessoas que usufruem daquela localidade.


O posicionamento estratégico de cidades não é algo feito de maneira intuitiva: é necessário entender e estudar o local, sua personalidade, sua história e sua percepção por diferentes tipos de públicos. Nesse processo, há uma análise profunda de como a cidade é vista no momento presente e de como ela deseja ser vista e lembrada no futuro. Todas as cidades têm ou podem vir a ter algo muito especial para se destacarem!



Quais são as principais vantagens do place branding?


A estratégia de fortalecimento da identidade de um local através do place branding oferece inúmeras vantagens, dentre elas, podemos destacar as seguintes:


• Capacidade de aumentar o fluxo turístico, fomentando a economia do local.


• Atração de investidores.


• A localidade pode se tornar uma referência nacional e internacional, sendo sede de eventos culturais, esportivos e acadêmicos.


• Fortalece o senso de comunidade e pertencimento dos moradores.



FAmosas cidades que adotaram o place branding


Com o objetivo de fazer com que você visualize melhor o place branding na prática, trouxemos duas conhecidas cidades que adotaram o place branding como estratégia para aumentar sua visibilidade. Confira!


Rio de Janeiro


O Rio de Janeiro é conhecido internacionalmente não apenas pelo seu verão e suas praias lindas, mas também por conta de determinados elementos culturais que possui. Um exemplo, é o Cristo Redentor, estátua que já foi cena para diversos filmes no âmbito nacional e internacional.


Os elementos culturais do Rio de Janeiro marcaram a cidade, fazendo-a se desenvolver para além de seu território! Esses elementos estrategicamente trabalhados reforçam a imagem da cidade, o que a faz ser facilmente identificada pelas pessoas, criando uma conexão emocional e posicionando o Rio de Janeiro como um dos destinos mais populares do mundo inteiro!


Paris


Exemplo clássico de cidade memorável é Paris! A cidade francesa que tinha sua fama promovida de maneira orgânica precisou investir em uma comunicação estratégica para tranquilizar os visitante após os ataques terroristas de 2015.


O olhar futurista para Paris como sede dos Jogos Olímpicos de 2024 também impulsionou a cidade a iniciar um trabalho de abordagem sustentável e que promove as diferentes facetas da cidade, as autenticidades dos bairros e a hospitalidade.




O gerenciamento estratégico da imagem de uma localidade tem o potencial de transformar um espaço geográfico

em referência a partir do fortalecimento da sua identidade.


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