Em escala regional e global, nos deparamos com uma série de cidades e regiões com características distintas que atraem pessoas de todo o mundo, como turistas, estudantes e investidores. Esse posicionamento das cidades decorre de um método denominado "place branding" ou na versão traduzida, "marca-local". Esse conceito é super importante para o posicionamento e identidade de uma região, mas pouco conhecida no Brasil.
Você gostaria de entender melhor o conceito de place branding? Nesse post, vamos te apresentar
o essencial a respeito deste assunto. Vem conferir!
Place branding é um processo potencialização de identidades de uma localidade com objetivo de identificar as particularidades daquela região e valorizá-las através da comunicação. Esse processo se dá por meio da participação das pessoas que vivem e frequentam tal local, que pode ser um bairro, cidade, estado ou região. Como resultado, um projeto de place branding visa melhorar a qualidade de vida das pessoas que usufruem daquela localidade.
O posicionamento estratégico de cidades não é algo feito de maneira intuitiva: é necessário entender e estudar o local, sua personalidade, sua história e sua percepção por diferentes tipos de públicos. Nesse processo, há uma análise profunda de como a cidade é vista no momento presente e de como ela deseja ser vista e lembrada no futuro. Todas as cidades têm ou podem vir a ter algo muito especial para se destacarem!
A estratégia de fortalecimento da identidade de um local através do place branding oferece inúmeras vantagens, dentre elas, podemos destacar as seguintes:
• Capacidade de aumentar o fluxo turístico, fomentando a economia do local.
• Atração de investidores.
• A localidade pode se tornar uma referência nacional e internacional, sendo sede de eventos culturais, esportivos e acadêmicos.
• Fortalece o senso de comunidade e pertencimento dos moradores.
FAmosas cidades que adotaram o place branding
Com o objetivo de fazer com que você visualize melhor o place branding na prática, trouxemos duas conhecidas cidades que adotaram o place branding como estratégia para aumentar sua visibilidade. Confira!
O Rio de Janeiro é conhecido internacionalmente não apenas pelo seu verão e suas praias lindas, mas também por conta de determinados elementos culturais que possui. Um exemplo, é o Cristo Redentor, estátua que já foi cena para diversos filmes no âmbito nacional e internacional.
Os elementos culturais do Rio de Janeiro marcaram a cidade, fazendo-a se desenvolver para além de seu território! Esses elementos estrategicamente trabalhados reforçam a imagem da cidade, o que a faz ser facilmente identificada pelas pessoas, criando uma conexão emocional e posicionando o Rio de Janeiro como um dos destinos mais populares do mundo inteiro!
Exemplo clássico de cidade memorável é Paris! A cidade francesa que tinha sua fama promovida de maneira orgânica precisou investir em uma comunicação estratégica para tranquilizar os visitante após os ataques terroristas de 2015.
O olhar futurista para Paris como sede dos Jogos Olímpicos de 2024 também impulsionou a cidade a iniciar um trabalho de abordagem sustentável e que promove as diferentes facetas da cidade, as autenticidades dos bairros e a hospitalidade.
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O gerenciamento estratégico da imagem de uma localidade tem o potencial de transformar um espaço geográfico
em referência a partir do fortalecimento da sua identidade.
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