Layout do blog

PREVISÕES PARA O MERCADO DE MODA // desfiles FW22

Madu Hoffmann • abr. 03, 2022

Os desfiles de outono inverno, fall winter 2022, das semanas de moda equilibraram sensualidade e luxo com praticidade e versatilidade. Os designers continuaram a explorar as décadas dos anos 90 e 2000 trazendo um ar nostálgico e otimista.


Apontando um desejo por socializar e comemorar eventos que foram adiados, vemos muitos itens para 'sair' e uma ênfase na individualidade com visuais autênticos e marcantes.

  • DISTÓPICO E DIGITAL

    1. Ester Manas

    2. Dion Lee

    3. Balmain

    Botão
  • Título do Slide

    1. Tom Ford

    2. Botter

    3. Nensi Dojaka

    Botão
  • Título do Slide

    1. Alberta Ferretti

    2. Versace

    3. Balmain

    Botão
  • OBSESSÃO PELA NOSTALGIA

    1. Marine Serre

    2. Children of the Discordance

    3. Henrik Vibskov

    Botão
  • Título do Slide

    1. Palm Angels

    2. Louis Vuitton

    3. (di)vision

    Botão
  • Título do Slide

    1. Miu Miu

    2. Acne Studios

    3. Roberto Cavalli


    Botão
  • ROUPAS ESPORTIVAS DE LUXO

    1. Dior

    2. Stine Goya

    3. Henrik Vibskov

    Botão
  • Título do Slide

    1. Muvement

    2. Henrik Vibskov

    3. Bacon

    Botão
  • Título do Slide

    1. Dior

    2. Roksanda

    3. Dsquared2

    Botão

DISTÓPICO E DIGITAL


O desejo de se vestir para ocasiões especiais resgata a energia jovem e de espírito livre. A obsessão da Geração Z com os anos 90 e 2000 se une a uma estética festiva e o crescente fascínio pelo metaverso. Aqui, os looks são pensados para criar impacto nas telas, no formato digital.


Para a moda feminina, o visual é glamouroso e o sexy subversivo continua em alta: referências de lingeries com muita pele à mostra, recortes ousados, drapeados e comprimento mini. Nas passarelas do masculino, silhuetas futuristas, cores digitais, alfaiataria colorida e estampas abstratas e distorcidas.


Peças-chave: malhas bem ajustadas, sapatos extravagantes e chunky, cintos statement e com correntes, botas acima do joelho, bolsas esculturais, luvas até os cotovelos, bodysuits e corsets.


Materiais e detalhes: couro, cetim, seda, veludo, pelúcia, jersey, jeans, alto brilho, texturizados, metalizados, tons neutros com acabamento envernizado, drapeados (ruching), assimétricos new wave print e estampas digitais com aspecto de ilusão de ótica. 



OBSESSÃO PELA NOSTALGIA


Uma aura hedonista e looks que flertam com o lúdico resgatam de forma otimista e divertida referências do indie, do grunge e até do punk. Um mix de peças com referências de diversas épocas e estilos é fundamental para o visual que é focado em consumidores jovens que são atraídos pela autenticidade. 


A cultura econômica, o gosto pelo vintage e o estilo excêntrico impulsionam essa tendência, que evoca uma cena underground de contracultura através de uma moda casual e por vezes, com uma estética decadente.


Peças-chave: jaquetas shearling (com gola de pelos), slipdresses, saias plissadas, slouchy cardigans, overshirts xadrez, cintos de fivela, patches e bottons politicamente e socialmente conscientes, óculos com armações grossas e coloridas, oxfords e botas em couro preto e sapatilhas.


Materiais e detalhes: upcycling, mix de estampas, sobreposições, patchwork, flanela, plush, lã, jeans com lavagem desgastada, couro, ferragens em metal prata, uso de correntes, florais escuros, animal print, xadrez, estampa de respingos de tintas, estampas de rabiscos com ar infantil e malhas escovadas e macias.



ROUPAS ESPORTIVAS DE LUXO


Desempenho e proteção, juntamente com estilo: o uso de propriedades inspiradas no universo esportivo aumentam a praticidade dos itens de outras categorias, mas as referências do sportwear aqui aparecem menos literais. Nessa tendência, silhuetas e detalhes devem ser exagerados, elevando o nível de conceito das peças. 


Pense em design modular, apelo “all day active”, inovações têxteis e roupas utilitárias e com hiper funcionalidade para o ar livre refletidas em um visual dramático e de alto impacto.


Peças-chave: jaquetas puffer gigantes, calças cargo, botas de caminhada, balaclavas, bolsas modulares e transversais, bolsas acolchoadas, chapéus bucket, moletons, bonés, faixas de cabeça, luvas funcionais, gorros, itens com capuz, macacões justos e óculos para ski e corrida (as vezes, com lentes espelhadas). 


Materiais e detalhes: volumes extremos, microtexturas, acolchoamentos, tecidos à prova d'água, color blocking, cordões, zíperes funcionais, materiais reciclados, propriedades tecnológicas e de alta performance, bolsos funcionais abundantes, zíperes extragrandes e isolamento robusto.




Se você gostou desse conteúdo, nos siga em @iditdesign! Lá você encontra mais sobre tendências de consumo e comportamento.



Por Madu Hoffmann 24 mar., 2022
De 11 a 20 de março ocorreu em Austin, no Texas, o South by Southwest . O evento foi em formato híbrido e abordou temas como inovação em mídia, tecnologia, comportamento, música e consumo em palestras, workshops e apresentações, além de trazer performances e shows na programação.
Por Madu Hoffmann 16 fev., 2022
Entenda por que os consumidores jovens e nativos digitais estão se voltando para a cultura e experiências de tempos passados.
Por Madu Hoffmann 08 dez., 2021
O mercado de bem-estar sexual valia US $39 bilhões em 2017, segundo a Stratistics Market Research Consulting, e está previsto que valha US $ 125 bilhões em 20 26, segundo a Business Wire, se tornando uma das principais categorias do varejo.
11 nov., 2021
Nesse post você encontra considerações sobre o movimento faça-você-mesmo e estratégias para ter sucesso neste ramo em ascensão.
Por Madu Hoffmann 05 nov., 2021
A experiência digital mais humanizada ajuda a garantir a fidelização do seu público-alvo.
Por Madu Hoffmann 03 nov., 2021
Desacelerar a frequência da sua marca nas redes pode ser uma estratégia inteligente, entenda o porquê.
Por Madu Hoffmann 29 ago., 2021
Conheça as tendências de comportamento que vão influenciar o mercado imobiliário.
Por Rodrigo Simões 29 jun., 2021
O place branding trabalha cidades como marcas, explorando seus potenciais e sua identidade. Saiba mais sobre!
Por Rodrigo Simões 22 jun., 2021
Compreenda as gerações para desenvolver ações estratégicas alinhadas com o comportamento de consumo.
Share by: